domingo, 20 de novembro de 2016

Quanto custa morar sozinho

Fala galera, morar sozinho é uma decisão muito importante na vida de qualquer pessoa, mas você tem ideia do quanto custa morar sozinho?

Sua nova casa ou não


Antes de tomar qualquer decisão primeiro é importante você fazer um bom planejamento, calcular e detalhar as despesas para não se atolar em dívidas e se arrepender depois.

Abaixo fiz uma média de gastos mensais, apenas como exemplo, os valores podem variar dependendo da região em que você mora:

Mercado - 670,00 (alimentação, produtos de limpeza e higiene)
Aluguel - 400,00
Luz - 50,00
Água - 20,00
Gás - 80,00
Internet - 60,00
Celular - 30,00
Academia - 90,00 (6 dias por semana)
Corte de cabelo - 20,00
Suplementos - 130,00
Imprevistos - 100,00 (remédios, chuveiro queimado, etc.)
Lazer - 200,00 
Vestuário - 150,00 (valor pode variar de acordo com suas necessidades)
Plano de saúde - Não tenho e não sei quanto custa (opcional)

Total - 2.000,00

Segue os móveis básicos para você começar a morar sozinho:

Máquina de lavar
Geladeira
Microondas (opcional)
Televisão (opcional)
Armário para cozinha
Fogão
Sofá
Mesa
Cama
Guarda-roupas
PC/ Notebook (caso você ainda não tenha)

Obs: Eu não tenho carro. Caso você tenha, considere:

Gasolina
Seguro
Ipva
Manutenções

Lembrando que isso é apenas uma média e você pode economizar caso você não frequente a academia e nem tome suplementos, ou diminuir no lazer se você não gosta de sair muito, etc...

Dicas:

Morar sozinho requer muita organização e economia. Afinal, você já terá custos mensais altos e, por isso, é fundamental se organizar para essas novas despesas. Confira algumas dicas para economizar:

– Evite desperdiçar água. Use de forma moderada e somente quando necessário. Tome banhos rápidos e sempre que for se ensaboar feche a torneira. Prefira limpar a calçada com uma vassoura e lavar o carro apenas com um balde ao invés da mangueira.

– Apague as luzes dos cômodos na qual você não está. Se você está na cozinha não tem porque deixar a luz do quarto acesa não é mesmo? Escolha lâmpadas fluorescentes para seu novo lar, elas vão te ajudar a economizar além de serem duráveis.

– Faça você mesmo a limpeza e organização de seu lar. Evite contratar profissionais do ramo, pelo menos no início.

– Compre somente o necessário no supermercado. Leve somente o que você precisa. Evite gastar com bolachas, salgadinhos, refrigerante e outras porcarias, compre alimentos saudáveis.

Faça uma lista com tudo que você precisar usar ou acabar sentindo falta, mesmo que seja algo pequeno e que tenha precisado apenas uma vez na vida. Adicione absolutamente tudo nessa lista, copos, talheres, potes, etc... Divida a lista em colunas de prioridade e pelo menos uma vez por mês, de acordo com a sua disponibilidade financeira, mate um item da lista. Pode demorar, mas isso vai fazer tudo ir ficando mais confortável.

Analise a possibilidade de você dividir o imóvel com um amigo, pois você poderá dividir gastos como aluguel, luz, água, internet, etc... mas CUIDADO, tem que ser uma pessoa no mínimo organizada e que não te arrume problemas, pense MUITO BEM nisso.


Agora que você avaliou todas as possibilidades, decidiu? Vai morar sozinho? Se a resposta for positiva, boa sorte. A caminhada pode ser difícil, mas o aprendizado e a experiência certamente vão valer a pena.

Grande abraço!









11 comentários:

  1. Computador? Televisão? Vestuário? Plano de saúde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Computador acredito que quase todos tem, assistir televisão é desperdício de tempo na minha opinião, plano de saúde é opcional, eu não tenho, mesmo assim vou incluir suas dicas no guia.

      Abraço

      Excluir
    2. Seria bom levar em consideração gastos com educação, como mensalidades de cursos e material didático.

      Abc

      Excluir
    3. Ah, faltou tb estipular uns 12 a 24 mil de reserva de contingência para o caso de desemprego.

      Excluir
  2. Esse valor esta na media do custo de vida da minha região também.

    acho que o q mais pesa é o aluguel, tem que saber procurar bem mesmo p achar um valor decente

    se na cidade tiver faculdade, procure imóveis próximo a elas, pois geralmente os apês tem o tamanho necessário p viver e com um valor que cabe no bolso (todo mundo sabe que universitário q mora sozinho vive apertado), além de ter umas vizinhas universitárias não é nada mal rsss já é quase um auto convite para enturmar e ir p festas baratas regadas a bebedeira heheheh

    Terminei a facul recentemente, tive a oportunidade de fazer faculdade na minha própria cidade, agora pretendo em um prazo de 3 a 4 anos (talvez menos se alcançar uma boa poupança) ir morar sozinho.

    Querendo ou não, o homem sente primeiro a necessidade de sair da casa dos pais e ir caçar seu rumo

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente,Você é alfa?Não ira mudar em nada a forma como te julgo ok..apenas queros saber
    Segundamente,quero ser sincero não forma de alguem sem uma boa familia no brasil ter sucesso na vida,pois,nunca viu um vencedor com um pai que lhe deu tanto uma boa genetica quanto apoio financeiro.Desse modo quero salientar que a busca pelo desenvolvimento pessoal se provou por experiencia propria e de outros blogueiros fracassados como apenas devaneios,uma vez que ninguem nesse pais ou sociedade é capaz de subir o bastante sem uma familia foda.
    1.Concursos publicos,varios não tão pagando seus funcionarios e os de bons salarios exigem ensino superior
    2.Medicina não ira corrigir com 10.000 por mês um linhagem de erros de 1000,uma vez que não temos nenhuma herança
    3.A Genetica beta e o estilo de vida de cidade massacrar a saude e o fisico do beta tornado o incapaz de se tornar um atleta foda

    Diante dos fatos supracitados,digo que o beta nasce beta e morre beta.

    ResponderExcluir
  4. Fala alfa, vai continuar com as postagens?

    Feliz ano novo!!

    ResponderExcluir