sexta-feira, 11 de novembro de 2016

O Guia Definitivo para passar em Concursos

INTRODUÇÃO


Bom, muitas pessoas querem passar em um concurso público, seja para ter estabilidade, ter uma renda maior, ter mais tempo livre, etc. mas não sabem por onde começar, qual cargo escolher, que materiais usar e muito menos usar uma técnica adequada de estudos... mas agora seus problemas acabaram! Se você deseja passar em um concurso siga esse guia e aumente consideravelmente suas chances de ser aprovado, sou funcionário público e já passei em vários concursos e estou aqui para ajudar você a passar também, sem mais enrolação, vamos lá:

Nada de procrastinar!

1 - ESCOLHENDO O CARGO / ÁREA


Primeiro, defina qual cargo você deseja concorrer: técnico, analista, auditor, juiz, policial, etc... mas não se esqueça de analisar os REQUISITOS MÍNIMOS para poder assumir o cargo, por exemplo, se você tem somente o ensino médio, não adianta perder tempo estudando para um cargo de nível superior.

Depois de escolher o cargo, automaticamente você estará estudando para uma "área" de concursos, se você escolheu por exemplo auditor fiscal da receita, você não vai estudar só para o concurso da receita, mas sim para a área fisal, ou seja, todo conhecimento adquirido servirá para concursos "parecidos" com uma ou outra matéria diferente, assim você não precisa esperar anos para fazer uma prova.

2 - AMBIENTE DE ESTUDOS


Após definir o cargo, arrume um bom lugar para estudar, de preferência o mais silencioso possível para poder manter a concentração.


E nada de estudar deitado, pois vai te dar sono. Quando for estudar, desligue celular, tranque a porta e avise para que ninguém o interrompa enquanto estiver estudando.


3 - ESCOLHENDO O MATERIAL DE ESTUDO


ATENÇÃO: Não estou fazendo propaganda para ninguém, somente estou indicando o MELHOR MATERIAL NA MINHA OPINIÃO, com o qual EU USEI E CONSEGUI PASSAR, se quiser estudar por outro material, fique a vontade.

Chegou a hora de escolher os materiais que você vai usar para estudar. Na MINHA OPINIÃO os melhores materiais são do Estratégia  Concursos e Ponto dos Concursos, são materiais que focam no que realmente cai na prova e o principal, muito didático! Até ai tudo bem, você entra no site e olha lá o preço e se pergunta: PORRA QUASE 3 MIL REAIS UM CURSO PARA AUDITOR! realmente o preço é bem salgado, MAS se você não tem muito dinheiro ou não quer gastar muito, no mercado livre você consegue comprar o mesmo curso POR APENAS 40 REAIS! isso mesmo que você leu, apenas 40 REAIS! Compre e seja feliz. Não perca seu tempo baixando qualquer outro material grátis na internet, pois são muito inferiores e incompletos, também nada de comprar apostila.

4 - AS MATÉRIAS BÁSICAS


Existem 5 matérias básicas que caem na maioria dos concursos e que serve de base para outras matérias, são elas:

PORTUGUÊS
INFORMÁTICA
RACIOCÍNIO LÓGICO
DIREITO CONSTITUCIONAL
DIREITO ADMINISTRATIVO

Se você é leigo e nunca estudou para concursos, essas são as matérias básicas que você deve aprender primeiro. Depois você vai adicionando mais matérias (as específicas do seu cargo) para estudar, vou falar em outro tópico como funciona.

DICAS: 

1- Se o seu português é muito ruim, baixe o livro A Gramática para Concursos Públicos do Fernando Pestana, esse tem de graça na internet, só baixar.

2- Se você pegou seu material de direito constitucional e administrativo e não conseguiu entender porra nenhuma, vá no youtube e procure por Introdução ao Estudo ao Direito. O canal do youtube Editora Atualizar também tem muito material bom.

5 - O PLANEJAMENTO


Primeiro você deve analisar quanto tempo disponível você tem para estudar por dia, o ideal é estudar no mínimo 3 horas LÍQUIDAS por dias, isso mesmo, o tempo que você vai tomar água e vai ao banheiro não conta, tente fazer isso antes de começar a estudar para evitar se desconcentrar. Mas também não é para ficar estudando 3 horas seguidas, faça uma pausa de 15 minutos no meio tempo para descansar. 

Comece estudando uma matéria por dia, por exemplo:

SEG - PORTUGUÊS
TER - INFORMATICA
QUA- RAC. LÓGICO
QUI - DIR. ADM.
SEX - DIR. CONST.

Mas ai você se pergunta: Só uma matéria por dia? Ta certo isso? SIM! Vou explicar: como você está começando agora, o ideal é uma matéria por dia para evitar que você mude de matéria justamente quando você estava começando a entender Português, por exemplo. Depois que você tiver uma boa base dessas matérias você vai acrescentando as matérias específicas do seu concurso, por exemplo Direito Civil, Direito Penal, etc... Se o seu concurso tem mais de 7 matérias, divida o tempo no sábado e domingo por período, ou seja, de manhã estude uma matéria, de tarde outra e de noite outra, exemplo:

SEG - PORTUGUÊS
TER - INFORMATICA
QUA- RAC. LÓGICO
QUI - DIR. ADM.
SEX - DIR. CONST.
SAB- MANHÃ: DIR. PENAL / TARDE: DIR. CIVIL / NOITE: ÉTICA
DOM - MANHÃ: DIREITOS HUMANOS / TARDE: ADM. PÚBLICA / NOITE: DIR. PREV.

Obs: com certeza você não vai aguentar muito tempo só estudando, tire uma folga no sábado de noite e /ou domingo de noite pelo menos (fica a seu critério).

Se não conseguir, estudar nesse método, pesquise sobre o Ciclo de Estudos, como eu não uso, não vou escrever sobre.


6 - A FORMA CORRETA DE ESTUDAR


Quando for começar a estudar, vá lendo e tentando entender a matéria, pois tem gente que apenas "passa o olho" e chega no final do dia de estudo e não aprendeu porra nenhuma, não grife nada na primeira vez que ler e nem faça os exercícios que tem no final de cada aula na primeira vez que estudar, pois vai te dar uma falsa porcentagem de acertos, estude a teoria em uma semana e faça os exercícios daquela aula na próxima semana antes de começar a próxima aula. Ex: Estudo teoria de português na segunda e faço os exercícios daquela aula na próxima vez que estudar português. Ao final de cada aula faça um resumo para revisão:

TÉCNICA DO RESUMO COMPRIMIDO: funciona assim, compre um caderno de desenhos, aqueles que não tem linhas, e escreva TUDO que você achar importante daquela aula utilizando o mínimo de páginas possível, DE UMA À DUAS, só use mais se a aula daquela matéria for muito extensa e tenha muito conteúdo importante, quanto menos páginas, melhor, pois você vai levar menos tempo para revisar o conteúdo. Ainda tem dúvida? Assista: https://www.youtube.com/watch?v=hDlsBEAHkcE

Esses resumos você vai usar assim. Ex: estude a aula 1 de português e no final da aula faça o resumo da aula 1, quando for estudar a aula 2, antes leia o resumo da aula 1 e faça os exercícios da aula 1, após leia a aula 2 e faça o resumo dela, na próxima semana quando for estudar a aula 3, leia o resumo da aula 1, o resumo da aula 2 e os exercícios da aula 2, para depois estudar a aula 3 e fazer o resumo da aula 3... e assim vai consecutivamente...
Não conseguiu entender? Assista: https://www.youtube.com/watch?v=237AI2Cwbj4

Importante também fazer muitas questões, muitas mesmo, o máximo que conseguir:

SITES DE QUESTÕES:

http://www.tecconcursos.com.br 

http://qconcursos.com  

http://www.superprovas.com 

http://www.mapadaprova.com.br 

http://www.rotadosconcursos.com.br

CONCLUSÃO


Bom pessoal, o básico para você passar em um concurso está ai, sugestões e críticas construtivas são bem vindas, se precisar vou atualizando o post com mais informações.
















13 comentários:

  1. Funça na blogsfera não tem vez. E outra mandar beta fazer concurso com o país na merda e os funças passando fome é uma piada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem vários funcionários públicos na blogosfera. E outra, não estou mandando ninguém fazer concurso, só estou passando um guia para quem quiser tentar passar em um, pois é uma das poucas saídas para quem não sabe empreender. Passar em concurso não é impossível, é só estudar.

      Excluir
  2. muito bom guia, material bom se consegue em grupos do facebook também, as vezes há os "rateios"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amigo, esqueci de mencionar isso no guia, obrigado pela dica.

      Excluir
  3. Boas dicas! Quero te perguntar uma coisa. Faz tempo que tento concurso e nada. Agora terá o TRE/Sp. Porém, estou pensando seriamente em fazer cursinho no Objetivo e cursar Med particular pq concurso ta foda de conseguir emprego. Mas ja tenho 26 anos e indo ultimo no de Direito. Vc acha q da pra passar no TRE em 3 meses estudando 6h por dia? Ou melhor tentar Med particular nsm ja q meus pais podem pagar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu no teu lugar terminava o curso de Direito, a variedade de concursos que você pode fazer vai aumentar muito. Olha, se você já tem uma boa base das matérias é possível sim passar em 3 meses, já vi depoimentos em que o cara estudou do ZERO e em menos de 3 meses passou no INSS, então mantenha o foco e acredite que você consegue!

      Excluir
    2. Vlw! E esses materiais do mercado livre sao atualizados?

      Excluir
    3. Pelo menos os que eu comprei sim, eram atualizados. Antes de comprar pesquise nas comunidades/ grupos do facebook e também do google+, pode ser que você encontre de graça.

      Aqui tem muito curso bom de graça:

      https://plus.google.com/communities/112947933452352310594

      E aqui está o material do Tre/SP de graça para você:

      https://materialconcurseirofederal.blogspot.com.br/2016/10/tre-sp-tecnico-judiciario-com-video.html

      Abraço!

      Excluir
    4. Cara vlw msm! O mais díficil de estudar pra concurso é nos feriados e finais de semana pq td mundo sai de casa com as namoradad e tal e vc fica enfurnado em casa. Se bem que eu sou solteiro mas parece que ta td mundo vivendo rs. Vc lida bem com isso? Abraço!

      Excluir
    5. Cara, realmente é foda, mas pensa o seguinte, depois que você passar no concurso você vai poder sair a vontade e o melhor, ganhando bem, nada vem sem sacrifícios.
      NO PAIN NO GAIN! Abraço!

      Excluir
    6. Vdd! Vlw msm pela ajuda. To sempre aqui no blog.

      Excluir